Postado em: 15 junho, 2022

Conselho Consultivo do Projeto Seta destaca relevância da educação para questões étnico-raciais

Experiência dos conselheiros fomentam articulações estratégicas e apontam caminhos para construção de um sistema de educação pública brasileira antirracista

Uma das missões de um Conselho Consultivo é pôr em prática técnicas e estratégias que elaborem da melhor forma o plano de ação de uma empresa, instituição ou iniciativa. Contar com nomes potentes no Conselho é, sem dúvidas, uns dos pontos principais para alcançar os objetivos traçados ao longo do caminho. Pensando nisso, o Projeto Seta – Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista – composto por sete organizações da sociedade civil nacional e internacional, reuniu nomes de peso em seu Conselho Consultivo para alcançar a construção de um sistema de educação pública brasileira construída sobre os princípios da justiça racial e social onde cada pessoa possa ter acesso ao seu direito à uma educação de qualidade.

Anielle Franco, professora, jornalista e diretora do Instituto Marielle Franco, Jefferson Barbosa e demais idealizadores do PerifaConnection, Alexsandro Santos, Diretor-Presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Vernor Muñoz, professor universitário, Nelsy Lizarazo, educadora e ativista na defesa dos direitos humanos, Nilma Lino, pedagoga e mestra em educação pela UFMG, Zélia Amador, artista, militante do movimento negro e professora universitária, Vilma Reis, expoente do feminismo negro e Giovanni Harvey, conselheiro benemérito do Conselho Municipal dos Direitos dos Negros, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro e Diretor Executivo do Fundo Baobá. Além desses, completam a lista do conselho: Luciana Viegas, professora da educação básica e educação inclusiva e Cléber Vieira, representante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (as) e Delali, do Instituto Akoma.

Ana Paula Brandão, diretora da ActionAid Brasil, comentou sobre relevância do Projeto poder contar com o Conselho. “O Brasil tem várias experiências muito bem-sucedidas de educação para as relações étnico-raciais: especialistas, acadêmicos e ativistas. Então, é fundamental para o projeto SETA contar com essa experiência em seu Conselho, exercendo influência, apontando caminhos, cobrando ações, e, por outro lado, levando para suas redes, organizações e instituições tudo o que estamos criando e gestando dentro do projeto”, comenta a diretora.

De acordo com Anielle Franco, membro do Conselho Consultivo do Projeto, a educação antirracista é fundamental. Para ela, é inadmissível ver em livros conteúdos que pregam racismo e exclusão. “Qualquer projeto que eu entenda que esteja alinhado com a minha visão de promover e melhorar a educação de pessoas que, infelizmente, não têm tanto acesso, ganha totalmente meu respeito. Vivemos em um país onde pouquíssimos governantes cuidaram da nossa educação e ela é a base de tudo, para formar, educar e transformar. Precisamos falar de diversidade na educação e englobar tudo o que temos, aprendemos e entendemos de vida”, salienta.

Conselho consultivo provoca reflexões a favor de uma educação antirracista

O debate fundamental, porém, difícil, proposto pelo SETA é um dos pontos mais importantes dentro da educação. Jefferson Barbosa, do PerifaConnection, comenta sobre a importância da educação antirracista, pois o Brasil é um país de maioria negra e indígena. “A proposta do SETA intercala um pouco com as camadas que nos propõe a pensar a geração atual, a futura e como as escolas e os conteúdos são apresentados. Acredito que a participação dos conselheiros seja importante porque são pessoas experientes, negras em sua maioria, e que permitem que o projeto e as iniciativas que surgirem nos próximos anos, cheguem em quem devem chegar: nas escolas, na educação de base, no ensino médio, e, com isso, tenham efetividade contra a evasão escolar e entrada no sistema socioeducativo”, declara.

Ainda segundo Barbosa, quando o acesso à educação é permitido e é enxergando como um espaço de poder, existe uma tentativa de desqualificá-la e desmontá-la. Este desmonte, segundo Jefferson, se dá de várias formas. “Não é só com salário atrasado, com o quadro velho, infraestrutura, com fechamento de escolas, por exemplo. Se dá também na maneira que essa pedagogia é pensada. É muito branca, europeia, britânica, enfim. Temos muitas escolas alemãs, americanas, entre outras. E, por que não temos escolas numa perspectiva afro-centrada? Isso é algo bacana de ser provocado”, finaliza.

Para Giovanni Harvey, conselheiro benemérito do Conselho Municipal dos Direitos dos Negros, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro e Diretor Executivo do Fundo Baobá, o Projeto Seta tem uma importância estratégica pela centralidade da temática, pelo caráter transversal e pela capacidade de articulação institucional. “O corpo de conselheiros/as é uma demonstração da representatividade do projeto. A sociedade brasileira está desperdiçando e matando talentos como subproduto direto e indireto do racismo estrutural. Este cenário não será revertido sem um investimento maciço em uma educação antirracista, nas redes públicas e privadas de ensino. A educação é um vetor importante e integra o mosaico de vetores que desenham os princípios, valores e regras que incidem sobre as instituições sociais”, pontua Harvey.

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Central de Ajuda

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Aprimoramento e implementação de políticas públicas de educação que garantam qualidade, equidade e oferta contextualizada, por meio de influência e/ou apoio a formuladores de políticas e autoridades educacionais em todos os níveis, assegurando, assim, a implementação de políticas públicas educacionais antirracistas e sensíveis a gênero. Estas políticas devem considerar os eixos de fortalecimento dos marcos legais da educação antirracista, de programas de formação de profissionais da educação, produção de material didático e paradidático, gestão democrática e participação social, monitoramento e avaliação de indicadores de equidade e condições institucionais com investimentos financeiros, humanos e materiais.

O diálogo intergeracional sobre racismo, gênero e educação é desenvolvido em lares, escolas, locais de trabalho e na mídia por meio de diálogo nacional e advocacy sobre as temáticas na educação e na sociedade. Assim, será construída a intolerância ao racismo, às violências baseadas em gênero, desigualdades e violações de direitos e a defesa da promoção da justiça social, racial e de gênero na sociedade brasileira.

Crianças, jovens e estudantes negros, quilombolas e indígenas atuantes na transformação das comunidades e na cultura escolar, para que sejam antirracistas e equitativas, garantindo o reconhecimento dos seus saberes e protagonismo como elementos essenciais para alcançar as mudanças esperadas.

O PROJETO SETA – SISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA UMA TRANSFORMAÇÃO ANTIRRACISTA É UM PROJETO APOIADO PELA FUNDAÇÃO W. K. KELLOGG, DESDE 2021, QUE REÚNE ORGANIZAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ATUAÇÃO CONJUNTA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA ANTIRRACISTA E DE QUALIDADE.