Postado em: 16 setembro, 2024

Projeto SETA faz balanço sobre avanços e desafios da educação antirracista no Festival LED

Festival é realizado pela Globo e Fundação Roberto Marinho

O Projeto SETA participou do Festival LED – Luz na Educação, promovido pela Globo e Fundação Roberto Marinho, em parceria com a plataforma Educação 360 – Conferência Internacional de Educação, da Editora Globo. O encontro ocorreu no Museu do Amanhã, localizado na Zona Portuária do Rio, e reuniu diversos especialistas em educação. 

A mesa “Educação antirracista: balanço dos avanços e desafios da educação indígena e quilombola” foi composta por Ana Paula Brandão, gestora do Projeto SETA e diretora programática da ActionAid, Alva Rosa, indígena do povo Tukano, doutora em educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e membro da Makira E’ta, organização que integra a aliança do SETA, e Fernanda Rodrigues, licenciada em pedagogia e mestre em educação pela Universidade Federal do Maranhã (UFMA).

Para Alva Rosa, da Makira E’ta, o Festival ter promovido uma mesa para dialogar sobre a educação antirracista foi uma iniciativa importante, pois, de acordo com a profissional, em um país onde a maior parte da população é racista, se faz necessário chamar atenção da sociedade, dos representantes, das instituições e dos meios de comunicação para questões relacionadas ao racismo, ao preconceito e a violência que assola os povos indígenas desde o início da colonização.   

De acordo com Fernanda Rodrigues, licenciada em pedagogia e mestre em educação, o Festival dá visibilidade para questões importantes do âmbito educacional. “De um lado, colabora na divulgação das experiências, contribuindo para que outros educadores as conheçam e possam tê-las como referência para suas práticas também. De outro, projeta o debate sobre os desafios e potencialidades que estão postos para a escola e para os sistemas educacionais, alcançando pessoas e instituições, envolvendo-as no diálogo e na construção de uma educação diferenciada”, comenta a educadora.  

Conceito e prática da educação antirracista

Durante o encontro, as profissionais dialogaram sobre o conceito e a prática de uma educação antirracista, levando em consideração os marcos legais e o histórico da educação indígena e quilombola. Falaram, também, sobre o entendimento coletivo dos seus principais avanços e desafios atualmente, passando pelo processo de luta, construção da legislação  e a prática. 

“As Diretrizes curriculares indígenas e quilombolas devem ser implementadas e os profissionais de educação estão buscando informações e formações. O SETA está debruçado sobre esse tema e vai oferecer cada vez mais soluções para as secretarias de educação”, comentou Ana Paula Brandão, do Projeto SETA. De acordo com a gestora da iniciativa, o tema precisa ser amplamente discutido, portanto precisa ocupar espaços como o Festival LED. 

O sucesso da mesa “Educação antirracista: balanço dos avanços e desafios da educação indígena e quilombola” foi tão grande que a composição foi repetida para que outras pessoas tivessem a oportunidade de acompanhar o diálogo.

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