Postado em: 18 julho, 2024

Projeto SETA marca presença em lançamento de projeto do Ministério da Igualdade Racial e de encontro com Congressistas Estadunidenses

O mês de março para o Projeto SETA, iniciativa realizada pela ActionAid, foi marcado por uma agenda repleta de compromissos. Além do “Encontro Anual Projeto  SETA – Paraty 2024”, realizado entre os dias 18 e 20 de março, em Paraty, município localizado no litoral sul do Rio de Janeiro, a iniciativa esteve presente no lançamento do Plano Juventude Negra Viva (PJNV) , promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e, também, na visita de Congressistas Estadunidenses do Black Caucus ao Brasil. Confira. 

Evento promovido pelo Ministério da Igualdade Racial

No dia 21 de abril, o Projeto SETA, representado por Dandara Oliveira, Especialista em Articulação e Advocay do SETA, e em Juventude e Raça da ActionAid Brasil, participou do lançamento do Plano Juventude Negra Viva (PJNV) , promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em Ceilândia, Distrito Federal. 

Instituído por meio do Decreto nº 11.444, o Plano conta com a participação de 16 Ministérios, coordenados pelo MIR com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência, e tem como objetivo minimizar as vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e as diversas formas de violência baseadas no racismo estrutural.

Dandara Oliveira no lançamento do Plano Juventude Negra Viva (PJNV), em Ceilândia, Distrito Federal

De acordo com Dandara Oliveira, o plano traz uma grande perspectiva de multidisciplinaridade dentro dos ministérios e conta com recursos disponíveis para investimento. “A participação do SETA foi muito importante, principalmente por estarmos presentes nesse momento tão relevante para a juventude, que é o público prioritário do Projeto”, salientou. 

A cerimônia de lançamento teve a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, de parlamentares, ministros e lideranças do movimento negro.


SETA na visita de Congressistas Estadunidenses

Representado, também,  por Dandara Oliveira, o Projeto SETA  acompanhou a visita de Congressistas Estadunidenses do Black Caucus ao Brasil, no dia 27 de março, em Salvador, Bahia. O encontro foi promovido pelo  Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos e teve como foco a elaboração do Plano de Ação Conjunta entre Brasil e Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnica e Racial e Promoção da Igualdade (JAPER).

Congressistas Estadunidenses do Black Caucus, em Salvador, Bahia

Durante o encontro, foram organizadas diversas mesas de conversas, focadas em temas prioritários para a Japer. Uma delas teve como foco a educação, umas das prioridades do acordo entre Brasil e Estados Unidos. Para a Especialista em Articulação e Advocay do SETA, foi um evento importante para que pudessem conhecer mais as questões relacionadas e refletir com especialistas e pessoas do movimento negro sobre os temas focais, além de terem a oportunidade de apresentar as diferentes realidades e desafios para as populações negras nos Estados Unidos e no Brasil. “Foi um espaço de troca e acredito que seja o começo de uma importante caminhada”, comentou Dandara.  

Voltar

Central de Ajuda

Reunimos em categorias as respostas para as suas principais dúvidas. É só clicar no assunto que procura para filtrar as perguntas já respondidas.

Meninas e jovens mulheres negras, indígenas e quilombolas transformam as comunidades e a cultura escolar para que sejam antirracistas e equitativas. Entendemos, portanto, que o lugar da menina negra, indígena e quilombola é na escola. Assim, vamos atuar intencionalmente para construir um sistema educativo transformador que promova a dignidade na escola.

Educadoras(es) formadas(os) por meio de programas de capacitação inicial e continuada e apoiadas(os) com recursos educacionais e orientações de gestoras(es) de educação. Ademais, têm autonomia para incorporar práticas educativas antirracistas e não sexistas pelo reconhecimento institucional da importância dessas temáticas, com suporte material acessível e de qualidade.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas atividades e oportunidades de ações conjuntas.

O PROJETO SETA – SISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA UMA TRANSFORMAÇÃO ANTIRRACISTA É UM PROJETO APOIADO PELA FUNDAÇÃO W. K. KELLOGG, DESDE 2021, QUE REÚNE ORGANIZAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ATUAÇÃO CONJUNTA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA ANTIRRACISTA E DE QUALIDADE.