Postado em: 12 novembro, 2024
Projeto SETA participa, pela primeira vez, da Reunião Global de Educação 2024
Encontro voltado para a educação, promovido pela Unesco, reuniu representantes de 94 países
Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará, localizado em Fortaleza, foi palco do Global Education Meeting (GEM). A Reunião Global de Educação 2024, promovida pela Unesco, reuniu representantes de 94 países a fim de promover o diálogo multilateral, intersetorial e multissetorial, reconhecendo a educação como um equalizador social para o desenvolvimento sustentável. O Projeto SETA esteve presente nas mesas de debate, contou com um stand onde apresentou a organização ao público e, também, entregou uma carta a UNESCO, ao Ministro da Educação Camilo Santana e aos demais participantes, com um apelo pela priorização global da educação antirracista e da equidade racial no campo de ensino.
“O evento foi uma oportunidade para discutirmos pontos estratégicos e relevantes ao nosso processo, que é a inclusão da temática antirracista e do ensino para as relações étnico-raciais na agenda global de educação”, comentou Ana Paula Brandão, Gestora do Projeto SETA e Diretora Programática da ActionAid.
Campanha Nacional Pelo Direito à Educação participa de painel sobre tecnologia na área de ensino
As organizações parceiras do SETA, ActionAid e Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, também participaram do encontro e estiveram presentes nas mesas de conversas da programação.
No primeiro dia, Andressa Pellanda, Coordenadora Geral da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, uma das organizações integrantes da aliança do SETA, participou do painel “Acessibilidade e uso eficaz da tecnologia digital na educação”. Durante sua fala, a profissional ratificou a importante atuação da organização durante a pandemia da COVID-19. De acordo com Andressa, quando as escolas precisaram ficar fechadas, a Instituição foi uma das primeiras a sinalizar a preocupação com o ensino à distância, pois sabiam que a maior parte dos alunos brasileiros não teriam acesso às plataformas de estudo EAD.
Além de Andressa, integraram a mesa Raïssa Malu, Ministra da Educação da República Democrática do Congo, o Professor Nasser Alaqeeli, Vice-Ministro da Educação da Arábia Saudita, e Yevhen Kudriavets, Primeiro Vice-Ministro da Educação e Ciência Ucrânia.
Justiça tributária e reformas na educação
O segundo e último dia de evento contou com a participação de David Archer, Chefe de Programas da ActionAid Internacional, que integrou a sessão paralela “Justiça Tributária e reformas na educação”. Além do profissional, compuseram a mesa: Lugoloobi Amos, Ministro de Estado das Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, da Uganda, Ramón Rolando Reyes Luna, Vice-Ministro do Planejamento e Desenvolvimento Educacional, da República Dominicana, e Sanjeev Gupta, Membro do Centro para o Desenvolvimento Global e ex-vice-diretor de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional.
Archer destacou sobre a relevância de tratar da pauta gastos em um evento de educação é muito relevante. “Para nós, é muito importante participar de um encontro dessa magnitude, pois precisamos, imediatamente, arrecadar mais recursos destinados ao ensino e, também, enxergar o cenário de forma macro e completa, com taxações mais justas e o fim da austeridade com o objetivo de financiarmos uma instrução pública de qualidade”, reforçou o Chefe de Programas da ActionAid Internacional. De acordo com ele, é necessário desafiar o Fundo Monetário Internacional, mas, atualmente, existe um silêncio sobre essa questão.
Segundo informações da Unesco, o Global Education Meeting 2024 contou com a presença de mais de 50 ministros e vice-ministros de todo o mundo e, durante as 5 plenárias e 19 sessões paralelas, teve a presença de mais de 650 participantes.