Postado em: 15 março, 2023
SETA realiza primeira reunião do ano com organizações que compõem o projeto
Durante o encontro foram abordados temas como plano de governança e estratégia de comunicação
Em fevereiro, o Projeto SETA reuniu, na sede da Ação Educativa, em São Paulo, as sete organizações que o compõem – ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’ta e a Uneafro Brasil. Foi o primeiro encontro presencial desde que a iniciativa foi anunciada como uma das premiadas do “Desafio de Equidade Racial 2030”, da Fundação Kellogg.
Durante o encontro foram discutidos temas sobre atualização das atividades para o orçamento, plano de governança, estratégia de comunicação e de articulação e, também, ocorreu a primeira reunião do conselho consultivo do SETA.
A coordenadora da Ação Educativa, Ednéia Gonçalves, destacou a importância e parceria com o SETA. “O projeto chega para coroar essa jornada de quase trinta anos, trazendo a oportunidade de trabalharmos com organizações potentes que têm em suas trajetórias tanto o combate contra o racismo, como a interseccionalidade dos temas de raça e gênero. Foi uma grande oportunidade realizar o evento aqui na nossa sede. Também somos um espaço que se dedica aos encontros, as trocas e as possibilidades de trabalhar em rede”, comentou Ednéia.
Já Dandara Oliveira, especialista de Articulação e Projetos no SETA/ActionAid, comentou: “Foi um encontro muito especial de reconexão entre todos os envolvidos e novos acordos em relação ao andamento do projeto pelos próximos oito anos. Além disso, foi um momento de afeto entre todas as organizações que compõem o projeto”. Para a profissional, a agenda também serviu para reafirmar as parcerias e a construção de novos caminhos dentro da iniciativa.
Novas parcerias
A reunião foi a oportunidade para conhecer pessoalmente os novos colaboradores do SETA. A partir de agora, se juntam à equipe: Zama Mthunzi, especialista global, que ficará lotado na sede da ActionAid, na África do Sul, e as pesquisadoras da Universidade de Bristol, na Inglaterra, Sharon Walker e Aratu Sriprakash.
“Temos feito reuniões separadas com todas as organizações para referendar o planejamento, fazer as alterações necessárias considerando o novo governo e as oportunidades. Um momento aqui para validar o que temos, sair com novas ideias e seguirmos com nossas ações”, explicou Ana Paula Brandão, diretora de programas na ActionAid e do Projeto SETA.