Postado em: 15 março, 2023

SETA realiza primeira reunião do ano com organizações que compõem o projeto

Durante o encontro foram abordados temas como plano de governança e estratégia de comunicação

Em fevereiro, o Projeto SETA reuniu, na sede da Ação Educativa, em São Paulo, as sete organizações que o compõem – ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’ta e a Uneafro Brasil. Foi o primeiro encontro presencial desde que a iniciativa foi anunciada como uma das premiadas do “Desafio de Equidade Racial 2030”, da Fundação Kellogg.

Durante o encontro foram discutidos temas sobre atualização das atividades para o orçamento, plano de governança, estratégia de comunicação e de articulação e, também, ocorreu a primeira reunião do conselho consultivo do SETA.

A coordenadora da Ação Educativa, Ednéia Gonçalves, destacou a importância e parceria com o SETA. “O projeto chega para coroar essa jornada de quase trinta anos, trazendo a oportunidade de trabalharmos com organizações potentes que têm em suas trajetórias tanto o combate contra o racismo, como a interseccionalidade dos temas de raça e gênero. Foi uma grande oportunidade realizar o evento aqui na nossa sede. Também somos um espaço que se dedica aos encontros, as trocas e as possibilidades de trabalhar em rede”, comentou Ednéia.

Já Dandara Oliveira, especialista de Articulação e Projetos no SETA/ActionAid, comentou: “Foi um encontro muito especial de reconexão entre todos os envolvidos e novos acordos em relação ao andamento do projeto pelos próximos oito anos. Além disso, foi um momento de afeto entre todas as organizações que compõem o projeto”. Para a profissional, a agenda também serviu para reafirmar as parcerias e a construção de novos caminhos dentro da iniciativa.

Novas parcerias

A reunião foi a oportunidade para conhecer pessoalmente os novos colaboradores do SETA. A partir de agora, se juntam à equipe: Zama Mthunzi, especialista global, que ficará lotado na sede da ActionAid, na África do Sul, e as pesquisadoras da Universidade de Bristol, na Inglaterra, Sharon Walker e Aratu Sriprakash.

“Temos feito reuniões separadas com todas as organizações para referendar o planejamento, fazer as alterações necessárias considerando o novo governo e as oportunidades. Um momento aqui para validar o que temos, sair com novas ideias e seguirmos com nossas ações”, explicou Ana Paula Brandão, diretora de programas na ActionAid e do Projeto SETA.

Voltar

Central de Ajuda

Reunimos em categorias as respostas para as suas principais dúvidas. É só clicar no assunto que procura para filtrar as perguntas já respondidas.

Meninas e jovens mulheres negras, indígenas e quilombolas transformam as comunidades e a cultura escolar para que sejam antirracistas e equitativas. Entendemos, portanto, que o lugar da menina negra, indígena e quilombola é na escola. Assim, vamos atuar intencionalmente para construir um sistema educativo transformador que promova a dignidade na escola.

Educadoras(es) formadas(os) por meio de programas de capacitação inicial e continuada e apoiadas(os) com recursos educacionais e orientações de gestoras(es) de educação. Ademais, têm autonomia para incorporar práticas educativas antirracistas e não sexistas pelo reconhecimento institucional da importância dessas temáticas, com suporte material acessível e de qualidade.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas atividades e oportunidades de ações conjuntas.

O PROJETO SETA – SISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA UMA TRANSFORMAÇÃO ANTIRRACISTA É UM PROJETO APOIADO PELA FUNDAÇÃO W. K. KELLOGG, DESDE 2021, QUE REÚNE ORGANIZAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ATUAÇÃO CONJUNTA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA ANTIRRACISTA E DE QUALIDADE.