Publicações

Publicações recentes

Quebrem o Silêncio: Um Apelo por antirracismo na educação

A ActionAid International, a Campanha Global pela Educação, o Fórum Global de Estudantes, a Clade, entre outras organizações, produziram uma carta, em parceria com o Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), direcionada à UNESCO, ao Comitê de Direção de Alto Nível do ODS 4 e partes interessadas da Reunião Global de Educação, que será realizada nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, em Fortaleza (CE), com o objetivo de apresentar um apelo pelo antirracismo na educação.

Acesse

Relatório Técnico de Catalogação Azoilda Loretto da Trindade

O relatório sobre o Acervo de Azoilda Loretto da Trindade apresenta parte da trajetória e o legado desta educadora feminista e negra, reconhecida por suas contribuições à educação antirracista no Brasil. Responsável pela criação da metodologia dos Valores Civilizatórios Afro-brasileiros, Azoilda ressignificou o processo de aprender-ensinar-aprender, influenciando gerações de intelectuais, ativistas e educadores. Este acervo, agora disponível para consulta pública, oferece acesso as suas teorias e práticas fundamentais para a construção de um ecossistema de qualidade antirracista.

Acesse

Percepções sobre o Racismo no Brasil

Atualização de análises dos dados do sumário executivo da pesquisa lançada em 2023, uma iniciativa do Projeto SETA com o Peregum – Instituto de Referência Negra com realização do IPEC – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica com o intuito de compreender de que forma a população brasileira percebe o racismo, bem como favorecer a criação de campanhas e políticas para seu enfrentamento.

Acesse

Conheça o Projeto SETA

Relatório anual do Projeto SETA (out de 2022-a out de 2023) com apresentação do projeto e destaques para as principais ações realizadas no período.

Acesse

Revisão Bibliográfica sobre Implementação das Leis

Este estudo traz uma pesquisa bibliográfica sobre a implementação das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 e das diretrizes para a educação escolar quilombola e indígena, com o intuito de apresentar uma síntese do levantamento e análise dessas pesquisas para subsidiar o debate sobre a construção de políticas públicas que oportunize uma educação antirracista nas escolas brasileiras.

Acesse

Mapeamento de pesquisas e estudos com foco em educação e raça

Este mapeamento analisa publicações (pesquisas e estudos) nacionais sobre Educação e Raça realizadas no âmbito das instituições de ensino brasileiras, bem como organizações do terceiro setor, no período de setembro de 2020 a agosto de 2021, e tem por objetivo, além de mapear e analisar as publicações relacionadas ao tema educação e raça, indicar algumas lacunas de pesquisas sobre a referida temática.

Acesse

Ações sobre educação para as relações étnico-raciais

A análise relacionada aos dados de aprendizagem no Brasil tem como foco informações sobre matrícula, reprovação, atraso escolar (distorção idade-série) e abandono/evasão escolar, com recorte de raça/cor, sexo e localidade, considerando as modalidades de ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio das redes municipal e estadual de ensino.

Acesse

Relatório descritivo do contexto educacional antirracista

Essa pesquisa observa a conjuntura educacional considerando os acúmulos e as lacunas que precisam ser contemplados como premissas significativas na execução de propostas e ações para a movimentação de um ecossistema educacional antirracista.

Acesse

Guia grêmios e participação estudantil na escola

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação constrói esta primeira versão do Guia de Grêmios com o intuito de debater os principais aspectos dessa forma de participação política da juventude. Esse Guia foi construído a partir de diálogos com jovens de todo o país. Nossa proposta é que cada escola, coletivo, grêmio possa adpatar esse material para seus territórios e identidades.

Acesse

Central de Ajuda

Reunimos em categorias as respostas para as suas principais dúvidas. É só clicar no assunto que procura para filtrar as perguntas já respondidas.

Meninas e jovens mulheres negras, indígenas e quilombolas transformam as comunidades e a cultura escolar para que sejam antirracistas e equitativas. Entendemos, portanto, que o lugar da menina negra, indígena e quilombola é na escola. Assim, vamos atuar intencionalmente para construir um sistema educativo transformador que promova a dignidade na escola.

Educadoras(es) formadas(os) por meio de programas de capacitação inicial e continuada e apoiadas(os) com recursos educacionais e orientações de gestoras(es) de educação. Ademais, têm autonomia para incorporar práticas educativas antirracistas e não sexistas pelo reconhecimento institucional da importância dessas temáticas, com suporte material acessível e de qualidade.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas atividades e oportunidades de ações conjuntas.

O PROJETO SETA – SISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA UMA TRANSFORMAÇÃO ANTIRRACISTA É UM PROJETO APOIADO PELA FUNDAÇÃO W. K. KELLOGG, DESDE 2021, QUE REÚNE ORGANIZAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ATUAÇÃO CONJUNTA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA ANTIRRACISTA E DE QUALIDADE.