Publicações

Publicações recentes

Quebrem o Silêncio: Um Apelo por antirracismo na educação

A ActionAid International, a Campanha Global pela Educação, o Fórum Global de Estudantes, a Clade, entre outras organizações, produziram uma carta, em parceria com o Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), direcionada à UNESCO, ao Comitê de Direção de Alto Nível do ODS 4 e partes interessadas da Reunião Global de Educação, que será realizada nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, em Fortaleza (CE), com o objetivo de apresentar um apelo pelo antirracismo na educação.

Acesse

Relatório Técnico de Catalogação Azoilda Loretto da Trindade

O relatório sobre o Acervo de Azoilda Loretto da Trindade apresenta parte da trajetória e o legado desta educadora feminista e negra, reconhecida por suas contribuições à educação antirracista no Brasil. Responsável pela criação da metodologia dos Valores Civilizatórios Afro-brasileiros, Azoilda ressignificou o processo de aprender-ensinar-aprender, influenciando gerações de intelectuais, ativistas e educadores. Este acervo, agora disponível para consulta pública, oferece acesso as suas teorias e práticas fundamentais para a construção de um ecossistema de qualidade antirracista.

Acesse

Percepções sobre o Racismo no Brasil

Atualização de análises dos dados do sumário executivo da pesquisa lançada em 2023, uma iniciativa do Projeto SETA com o Peregum – Instituto de Referência Negra com realização do IPEC – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica com o intuito de compreender de que forma a população brasileira percebe o racismo, bem como favorecer a criação de campanhas e políticas para seu enfrentamento.

Acesse

Conheça o Projeto SETA

Relatório anual do Projeto SETA (out de 2022-a out de 2023) com apresentação do projeto e destaques para as principais ações realizadas no período.

Acesse

Revisão Bibliográfica sobre Implementação das Leis

Este estudo traz uma pesquisa bibliográfica sobre a implementação das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 e das diretrizes para a educação escolar quilombola e indígena, com o intuito de apresentar uma síntese do levantamento e análise dessas pesquisas para subsidiar o debate sobre a construção de políticas públicas que oportunize uma educação antirracista nas escolas brasileiras.

Acesse

Mapeamento de pesquisas e estudos com foco em educação e raça

Este mapeamento analisa publicações (pesquisas e estudos) nacionais sobre Educação e Raça realizadas no âmbito das instituições de ensino brasileiras, bem como organizações do terceiro setor, no período de setembro de 2020 a agosto de 2021, e tem por objetivo, além de mapear e analisar as publicações relacionadas ao tema educação e raça, indicar algumas lacunas de pesquisas sobre a referida temática.

Acesse

Ações sobre educação para as relações étnico-raciais

A análise relacionada aos dados de aprendizagem no Brasil tem como foco informações sobre matrícula, reprovação, atraso escolar (distorção idade-série) e abandono/evasão escolar, com recorte de raça/cor, sexo e localidade, considerando as modalidades de ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio das redes municipal e estadual de ensino.

Acesse

Relatório descritivo do contexto educacional antirracista

Essa pesquisa observa a conjuntura educacional considerando os acúmulos e as lacunas que precisam ser contemplados como premissas significativas na execução de propostas e ações para a movimentação de um ecossistema educacional antirracista.

Acesse

Guia grêmios e participação estudantil na escola

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação constrói esta primeira versão do Guia de Grêmios com o intuito de debater os principais aspectos dessa forma de participação política da juventude. Esse Guia foi construído a partir de diálogos com jovens de todo o país. Nossa proposta é que cada escola, coletivo, grêmio possa adpatar esse material para seus territórios e identidades.

Acesse

Central de Ajuda

Reunimos em categorias as respostas para as suas principais dúvidas. É só clicar no assunto que procura para filtrar as perguntas já respondidas.

Aprimoramento e implementação de políticas públicas de educação que garantam qualidade, equidade e oferta contextualizada, por meio de influência e/ou apoio a formuladores de políticas e autoridades educacionais em todos os níveis, assegurando, assim, a implementação de políticas públicas educacionais antirracistas e sensíveis a gênero. Estas políticas devem considerar os eixos de fortalecimento dos marcos legais da educação antirracista, de programas de formação de profissionais da educação, produção de material didático e paradidático, gestão democrática e participação social, monitoramento e avaliação de indicadores de equidade e condições institucionais com investimentos financeiros, humanos e materiais.

O diálogo intergeracional sobre racismo, gênero e educação é desenvolvido em lares, escolas, locais de trabalho e na mídia por meio de diálogo nacional e advocacy sobre as temáticas na educação e na sociedade. Assim, será construída a intolerância ao racismo, às violências baseadas em gênero, desigualdades e violações de direitos e a defesa da promoção da justiça social, racial e de gênero na sociedade brasileira.

Crianças, jovens e estudantes negros, quilombolas e indígenas atuantes na transformação das comunidades e na cultura escolar, para que sejam antirracistas e equitativas, garantindo o reconhecimento dos seus saberes e protagonismo como elementos essenciais para alcançar as mudanças esperadas.

O PROJETO SETA – SISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA UMA TRANSFORMAÇÃO ANTIRRACISTA É UM PROJETO APOIADO PELA FUNDAÇÃO W. K. KELLOGG, DESDE 2021, QUE REÚNE ORGANIZAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ATUAÇÃO CONJUNTA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA ANTIRRACISTA E DE QUALIDADE.