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Relatório de atividades – Ano 2

No segundo ano do projeto (outubro de 2023 a setembro de 2024), foram realizadas 41 atividades no âmbito da coalizão SETA.

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Quebrem o Silêncio: Um Apelo por antirracismo na educação

A ActionAid International, a Campanha Global pela Educação, o Fórum Global de Estudantes, a Clade, entre outras organizações, produziram uma carta, em parceria com o Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), direcionada à UNESCO, ao Comitê de Direção de Alto Nível do ODS 4 e partes interessadas da Reunião Global de Educação, que será realizada nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, em Fortaleza (CE), com o objetivo de apresentar um apelo pelo antirracismo na educação.

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Relatório Técnico de Catalogação Azoilda Loretto da Trindade

O relatório sobre o Acervo de Azoilda Loretto da Trindade apresenta parte da trajetória e o legado desta educadora feminista e negra, reconhecida por suas contribuições à educação antirracista no Brasil. Responsável pela criação da metodologia dos Valores Civilizatórios Afro-brasileiros, Azoilda ressignificou o processo de aprender-ensinar-aprender, influenciando gerações de intelectuais, ativistas e educadores. Este acervo, agora disponível para consulta pública, oferece acesso as suas teorias e práticas fundamentais para a construção de um ecossistema de qualidade antirracista.

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Percepções sobre o Racismo no Brasil

Atualização de análises dos dados do sumário executivo da pesquisa lançada em 2023, uma iniciativa do Projeto SETA com o Peregum – Instituto de Referência Negra com realização do IPEC – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica com o intuito de compreender de que forma a população brasileira percebe o racismo, bem como favorecer a criação de campanhas e políticas para seu enfrentamento.

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Conheça o Projeto SETA

Relatório anual do Projeto SETA (out de 2022-a out de 2023) com apresentação do projeto e destaques para as principais ações realizadas no período.

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Revisão Bibliográfica sobre Implementação das Leis

Este estudo traz uma pesquisa bibliográfica sobre a implementação das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 e das diretrizes para a educação escolar quilombola e indígena, com o intuito de apresentar uma síntese do levantamento e análise dessas pesquisas para subsidiar o debate sobre a construção de políticas públicas que oportunize uma educação antirracista nas escolas brasileiras.

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Mapeamento de pesquisas e estudos com foco em educação e raça

Este mapeamento analisa publicações (pesquisas e estudos) nacionais sobre Educação e Raça realizadas no âmbito das instituições de ensino brasileiras, bem como organizações do terceiro setor, no período de setembro de 2020 a agosto de 2021, e tem por objetivo, além de mapear e analisar as publicações relacionadas ao tema educação e raça, indicar algumas lacunas de pesquisas sobre a referida temática.

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Ações sobre educação para as relações étnico-raciais

A análise relacionada aos dados de aprendizagem no Brasil tem como foco informações sobre matrícula, reprovação, atraso escolar (distorção idade-série) e abandono/evasão escolar, com recorte de raça/cor, sexo e localidade, considerando as modalidades de ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio das redes municipal e estadual de ensino.

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Relatório descritivo do contexto educacional antirracista

Essa pesquisa observa a conjuntura educacional considerando os acúmulos e as lacunas que precisam ser contemplados como premissas significativas na execução de propostas e ações para a movimentação de um ecossistema educacional antirracista.

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Central de Ajuda.

Reunimos em categorias as respostas para as suas principais dúvidas. É só clicar no assunto que procura para filtrar as perguntas já respondidas.

O racismo estrutural no Brasil tem dificultado, de forma sistêmica, o acesso ao direito a uma educação pública igualitária e de qualidade pelos estudantes negros, quilombolas e indígenas. A qualidade da educação que as crianças recebem no Brasil é profundamente segmentada por status racial e socioeconômico. E, hoje, identifica-se que as lacunas entre crianças brancas e crianças negras, quilombolas e indígenas, em todos os indicadores da educação básica, são persistentes e mais graves para jovens de 11 a 17 anos. Crianças e jovens negros, quilombolas e indígenas são os mais propensos a abandonar a escola, têm maiores taxas de exclusão e menor nível educacional. Portanto, a eles são destinados os empregos de menor prestígio e salários mais baixos quando adultos. Enquanto isso, os alunos brancos internalizam as desigualdades raciais a que são expostos nas escolas e as replicam quando adultos. Quando se observa os indicadores de aprendizagem, conclui-se também que não há apenas mais barreiras de acesso à escola para crianças negras, quilombolas e indígenas, mas, que uma vez na escola, essas crianças são menos propensas a acessar à educação de qualidade.

O Projeto SETA busca realizar ações transformadoras com base em evidências resultantes de estudos que ajudam a compreender a complexidade das relações raciais no país e as problemáticas delas decorrentes que precisam ser enfrentadas. Neste sentido, prevê uma série de estudos com recortes nacional e regionais em seus territórios de intervenção, especialmente no Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo é mapear a percepção da sociedade em geral, de profissionais da educação e estudantes sobre o racismo, as desigualdades raciais em geral e na educação, a efetividade das políticas de combate ao racismo, as lacunas de ferramentas e metodologias para fomento à equidade racial e as estratégicas bem-sucedidas e boas práticas nacionais e internacionais que podem inspirar ações de valorização da diversidade e das diferenças e de mitigação das desigualdades, especialmente na área de educação.

1) Pesquisa bianual de mapeamento de público sobre percepções do racismo pela sociedade brasileira.
2) Grupos focais bianuais sobre percepções do racismo pelas comunidades escolares.
3) Monitoramento e avaliação dos indicadores educacionais com análise dos indicadores da educação com foco em raça, gênero e território.
4) Estudos liderados pelas organizações que compõem o Projeto SETA sobre “educação escolar indígena”, “educação escolar quilombola”, “trajetória educacional de meninas negras”, “juventude negra, educação e violência”, “impacto da reforma do ensino médio no aprofundamento das desigualdades educacionais” e “construção participativa de indicadores e diagnóstico sobre qualidade na educação e relações raciais”.
Todas essas produções são/serão disponibilizadas publicamente para auxiliar a sociedade na construção de narrativas qualificadas, com base no retrato da realidade, em defesa da equidade racial na educação, além de orientar ações do projeto.

O PROJETO SETA – SISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA UMA TRANSFORMAÇÃO ANTIRRACISTA É UM PROJETO APOIADO PELA FUNDAÇÃO W. K. KELLOGG, DESDE 2021, QUE REÚNE ORGANIZAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ATUAÇÃO CONJUNTA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA ANTIRRACISTA E DE QUALIDADE.